13º Bora?! - 1 a 3 de Maio de 2015

13º Bora

 

O tempo passa rápido e a 13ª Edição do Bora?! vem a todo vapor! Hora de colocar os pés na estrada e rever os amigos! O destino da vez será a bela região da Serra da Mantiqueira, no sul de Minas.

Maria da Fé é um município brasileiro do Estado de Minas Gerais. Sua população estimada em 2013 é de 14.216 habitantes. Maria da Fé é conhecida como a cidade mais fria do Estado de Minas Gerais. No inverno as temperaturas mínimas podem descer abaixo de 0°C. O município está localizado em plena Serra da Mantiqueira bem próximo à estância paulista de Campos do Jordão e às mineiras do chamado Circuito das Águas. O turismo é ainda incipiente, mas existem possibilidades de turismo rural, com passeios a cavalo e comida de fogão a lenha.

 

 Seus principais bairros e distritos são: Pinto Negreiros, Mata do Izidoro, Posses, Ilha e São João. Na cidade, a Igreja Matriz de Nossa Senhora de Lourdes possui murais de Pietro Gentilli, pintor italiano que também possui obras em Americana (Estado de São Paulo) e Mariana (Minas Gerais). A cidade também possui um Centro Cultural, onde estão disponíveis informações históricas e turísticas sobre o município e também a Casa do Artesão, um espaço criado para a exposição de trabalhos de artesanato da cidade. Na praça Getúlio Vargas estão algumas das mais antigas oliveiras da cidade, conhecida nacionalmente como Cidade das Oliveiras, já que a fazenda experimental de Maria da Fé da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (EPAMIG) é a única produtora de mudas de oliveira do Brasil, e que deu origem a duas variedades de oliveiras genuinamente brasileiras, resultadas de cruzamentos e anos de pesquisas da instituição: a JB e a Maria da Fé.

Maria da Fé é a cidade mais fria de Minas é também uma das que mais oferece calor humano ao visitante. O seu calendário de eventos tem várias atrações típicas, como o Festival da Viola, a Festa do Peão Boiadeiro, a Noite do Livro, a Folia de Reis, a Dança de São Gonçalo e a Catira. Seu artesanato usa fibra das folhas da bananeira e é comercializado até no exterior.

A produção de azeite de excelente qualidade é outro destaque da região. O turista pode visitar as plantações de oliveiras orgânicas e acompanhar desde o plantio da azeitona até o envaze final do azeite.

Dicas de Viagem

Impossível visitar Maria da Fé e não voltar para casa com o artesanato feito por artesãos locais, em fibra de bananeira - verdadeiras obras de arte. O azeite produzido na região é de excelente qualidade e assistir à sua produção é um passeio inesquecível. Para quem curte as alturas, saia de Maria da Fé e vá direto para o Pico da Bandeira.

 


Texto: Prefeitura de Maria da Fé / Portal Minas Gerais

http://www.minasgerais.com.br/destinos/maria-da-fe/
http://www.minasgerais.com.br/

 

  1. MAIS INFORMAÇÕES
  2. AVISO IMPORTANTE
2024  Equipe Bora?! VW's a AR Viajando por Minas